Logo2

VOCÊ CHEGOU TARDE
INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA O CURSO
PROJETO ELÉTRICO SEM MEDO!

Imagem

O que é o treinamento
Projeto Elétrico Sem Medo?

O PESM é um treinamento 100% online, de especialização em projetos elétricos, todo feito em vídeo, que você pode assistir a hora que você quiser, quantas vezes você quiser, de qualquer dispositivo com conexão a internet, de qualquer lugar do mundo.

No PESM eu te ensino na prática, do básico até o avançado, cada detalhe desse método que eu desenvolvi, e que vem gerando muito resultado para mim e para meus alunos! E o mais incrível é que ele funciona para todas as pessoas. Para pessoas que não tem nenhuma experiência com AutoCAD, ou para aqueles que já fazem projeto, mas ainda tem insegurança, e até mesmo se a pessoa quer refinar suas habilidades em projetos.

Você irá transformar sua capacidade de elaborar projetos, e estará capacitado para pegar projetos elétricos Residenciais, Comerciais, Prediais, Padrão Concessionária e Subestações até 300kVA. Isso te dá uma gama enorme de projetos para trabalhar. Desde residências de alto padrão, até grandes super mercados.


CERTIFICADO

Após concluir o treinamento, você receberá um certificado de com carga horária de 40 horas.
Imagem

O que os alunos dizem sobre o Treinamento?

O treinamento PESM 2.0
é dividido em 15 módulos:

Módulo 1 - Conceitos gerais e Noções de precificação e limpeza da prancha de arquitetura

Neste módulo vou te mostrar noções básicas de eletricidade para nivelar o seu conhecimento e assim poder iniciar a elaboração do  projeto elétrico proposto.

Vou te mostrar quais as normas necessárias que utilizaremos durante todo o treinamento.

E trataremos das primeiras noções de precificação e mercado na área de projetos.

Aqui também eu vou te apresentar a arquitetura de projeto que iremos trabalhar, quais as informações necessárias a serem coletadas e qual o passo a passo para limpar a prancha, para iniciar o projeto elétrico.

Módulo 2 - Organização de projeto, lançamento de pontos de iluminação interna e externa e pontos de força (tomadas plugáveis e não plugáveis), separação de circuitos.

Aqui também eu vou te apresentar a arquitetura de projeto que iremos trabalhar, quais as informações necessárias a serem coletadas e qual o passo a passo para limpar a prancha, para iniciar o projeto elétrico

Já com a arquitetura preparada, vou te guiar no passo a passo na inserção de cada ponto de iluminação e tomadas. Fique muito atento a este módulo, vários comandos de AutoCAD vão ser revelados, além do fato de que eu vou te ajudar a pensar de maneira prática em como os pontos elétricos devem ser inseridos de maneira estratégica.

Vou te mostrar os critérios que se deve seguir para que seu projeto fique bem organizado e vamos desvendar a maior dificuldade que um projetista tem quando começa: separar circuitos. Vou te mostrar um método simples que vai facilitar o planejamento de circuitos em qualquer situação.

Para finalizar o módulo vou te orientar quanto aos esquemas de ligação de interruptores, simbologias padrões e detalhes essenciais para seu projeto elétrico começar a criar forma e ser totalmente adequado com a realidade de execução.

Módulo 3 - Infraestrutura de Projeto

Aqui, entraremos nos critérios de infraestrutura da NBR 5410:2004.

Neste módulo você vai aprender os conceitos de infraestruturas, tipos de eletrodutos, leitos e eletrocalhas (vários tipos de conexões e especificações), conduletes, caixas de passagem e em quais situações cada um deve ser projetado.

Módulo 4 - Lançamento e dimensionamento de tubulações e eletrocalhas.

Neste módulo, vou te ensinar a fazer a separação de layers do projeto.

Você vai aprender os  comandos que facilitam o lançamento dos eletrodutos, de forma que seu projeto fique mais organizado.

Aqui, todo o projeto será tubulado, e o passo a passo desse processo será explicado.

Módulo 5 - Dimensionamento de circuitos de acordo com a NBR 5410:2004, disjuntores e DRs.

Aqui vou te ensinar a dimensionar Disjuntores (entender as curvas de atuação, capacidade de curto-circuito), Dispositivo diferencial residual (em quais circuitos se projeta, como funciona e qual o esquema de ligação), cabeamento (qual tipo de cabo projetar em diferentes situações de projeto).

Também começaremos a inserir fiação de acordo com a NBR 5410:2004 e norma local. 
 
E para finalizar este módulo vou te ensinar o passo a passo dos cálculos de queda de tensão, demanda residencial, comercial e predial além de finalizarmos a montagem do quadro de cargas com balanceamento de fases para execução do diagrama unifilar completo.

Módulo 6 - Inserção de fiação

Neste módulo, vamos inserir a fiação em todo projeto, passo a passo. E vou te mostrar o comando tool pallets aliado a blocos dinâmicos, para facilitar a inserção dessa fiação de maneira mais rápida.

Módulo 7 - Dimensionamento de infraestrutura, demanda do projeto e balanceamento de fases

Neste módulo eu vou te ensinar a dimensionar todos os eletrodutos do projeto, elaborar o cálculo de demanda de acordo com a concessionária e executar o balanceamento de fases, utilizando técnicas desenvolvidas por mim, para facilitar esse processo.

Módulo 8 - Queda de tensão,  implantação e esquemas de aterramento

Nesse módulo eu vou te ensinar a elaborar o cálculo de queda de tensão de cada circuito e também do trecho crítico do projeto. Você utilizará a minha planilha para ganhar agilidade na hora de realizar esses cálculos. 

Aqui você também irá aprender o que é e como executar a implantação em um projeto elétrico.

E ainda vou detalhar todos os esquemas de aterramento existentes. Aqui você irá entender de uma vez por todas, qual esquema de aterramento utilizar em cada caso (TT / TNS / TNC-S / IT).

Módulo 9 – Diagrama unifilar, detalhamento de quadros elétricos e DPS

Neste módulo você irá aprender a executar um diagrama unifilar completamente do zero.

Aqui você vai aprender a especificar equipamentos para o quadro do seu projeto, a função de cada um e dimensionar barramentos de cobre em painéis elétricos. 

Além disso você vai aprender a executar a montagem de um quadro de distribuição através do diagrama unifilar, conhecendo todos os isoladores e conectores apropriados.

Teremos também uma aula completa sobre DPS demonstrando esquemas de ligação e como dimensionar um dispositivo de proteção contra surtos, do zero.

Módulo 10 – Montagem das pranchas, inserção de detalhes

Neste módulo vou te mostrar como montar a prancha de projeto para aprovar na concessionária e também apresentar para seu cliente. 

Você irá fazer a inserção dos detalhes de projeto, através de um arquivo com mais de 100 blocos, que irão facilitar o entendimento do seu projeto.

Módulo 11 -  Memorial descritivo e lista de materiais

Aqui vou te ensinar como elaborar uma lista de materiais do seu projeto. 

Você vai aprender a elaborar a lista de forma rápida, sem programas, somente utilizando ferramentas do AutoCAD. 

Aqui também vou apresentar dois tipos de memorial descritivo para aprovação do seu projeto na concessionária: o simplificado e o completo.

Módulo 12 - Projeto padrão concessionária, passo a passo para execução e aprovação na concessionária

Neste módulo vou te ensinar outros tipos de projetos em que são exigidos aprovação na concessionária.

Você também vai aprender o passo a passo da execução e interpretação das normas de algumas concessionárias do Brasil, identificando as semelhanças e diferenças entre elas. A partir do momento que você entender como interpretar essas normas, o mesmo raciocínio poderá ser ampliado para as normas de qualquer concessionária do Brasil.

Módulo 13 - Comercialização de projetos, 

Agora que você sabe o passo a passo para elaboração de um projeto elétrico completo, é hora de rentabilizar seus projetos!

Vou te ensinar alguns meios para que você possa ingressar no mercado e começar a vender seus primeiros projetos elétricos.

Eu vou abrir o jogo com você, e te mostrar o que é feito por profissionais imersos na área, e quais as primeiras atitudes a serem tomadas para que seu estudo se concretize em trabalho remunerado.

Módulo 14 - Elaboração de proposta e empreendedorismo na engenharia.

Neste módulo, também vou te dar o passo a passo para que você, que quer ser empreendedor na área, possa abrir sua empresa e ter em mente os trâmites que deverão ser seguidos para que você possa ser um empresário da engenharia com responsabilidade.

Além disso tudo, para finalizar o projeto, vou te explicar como funciona uma ART e para que serve uma certidão de acervo técnico (CAT). Vou te guiar para emissão da ART para nosso projeto modelo do inicio ao fim.

NOVO Módulo 15 - Projetos de Subestações Aéreas até 300kVA


Neste módulo eu vou te ensinar a elaborar projetos de subestação aérea até 300kVA totalmente do zero.

Aqui você vai ver o passo a passo, começando pelo levantamento em campo, planta de situação, nomenclatura de redes de distribuição, desenhos técnicos do ponto de transformação até a medição, implantação, prumadas, unifilares e memorial descritivo!

E ainda, depois disso tudo, vou te passar modelos de documentação que devem ser solicitados para aprovação desse projeto na concessionária. No final do módulo você vai receber modelos de subestação de 75 até 300kVA no AutoCAD para agilizar suas aprovações.

Módulo Bônus - Projetos de Rede Estruturada, Telefonia e Antena


Neste módulo você vai aprender como elaborar um projeto de rede estruturada, desde a seleção do cabeamento a ser adotado, até a topologia de rede (triângulo e estrela). Além disso você vai aprender a montar o bayface de racks para facilitar a execução do seu seu projeto na obra.

Também vou te ensinar como elaborar um projeto de antena, telefonia e interfonia. Você vai aprender qual cabo utilizar em um projeto (CCI 40P e 50P ; CPL/APL ; RG-59 e RG-06). Aqui você também vai aprender a projetar um distribuidor geral de telefonia, entendendo os tipos de blocos (BER e BLI), e dimensionado as caixas do distribuidor.

SUPORTE VIP

Nesse treinamento, você terá três formas de tirar suas dúvidas e interagir comigo e minha equipe de suporte.

1)  Dentro da plataforma do treinamento.

2) Grupo no Telegram vitalício.

3) 05 sessões de mentoria, ao vivo, exclusivas para tirar suas dúvidas mais complexas e receber orientações.
Imagem

Você também terá acesso aos seguintes
BÔNUS!!

BÔNUS 1
Mais de 100 blocos e desenhos
R$300 GRÁTIS!

BÔNUS 2 
3 Exemplos diferentes projetos
R$1.850 GRÁTIS!

BÔNUS 3
Acesso  ao grupo no Telegram
R$300/ano  GRÁTIS!

BÔNUS 4
5 sessões de mentoria
 para tirar dúvidas
R$2.000 GRÁTIS!

BÔNUS 5 
Módulo de Projetos de Rede, Telefonia e Antena
R$800 GRÁTIS!

BÔNUS 6 
Modelos de projetos de Subestação Aérea de 75 até 300kVA
R$1.750 GRÁTIS!

Satisfação garantida
ou seu dinheiro de volta

Até 15 dias depois do pagamento, você pode cancelar
por qualquer motivo, e devolvemos todo o valor pago.
João da Silva
QUEM É MOACIR?Moacir Santos é apaixonado pela engenharia elétrica. Sócio Fundador da FAM Engenharia e Projetos e com seus mais de 8 anos de experiência na área de projetos elétricos de baixa e média tensão, subestações, cabeamento estruturado, seletividade de sistemas elétricos e SPDA, acredita que educação e execução podem andar lado a lado. Por isso é o idealizador do Projeto Elétrico Sem Medo, onde seu maior objetivo é abrir portas para que mais profissionais possam ingressar no mercado de trabalho e fazer da engenharia sua profissão.

F.A.Q. - PERGUNTAS FREQUENTES

O que é o curso Projeto Elétrico Sem Medo?

É um curso completo de projetos elétricos em baixa tensão, para instalações elétricas residenciais, comerciais, padrão concessionária e subestações aéreas até 300kVA

Nele, você aprende na prática a desenvolver um projeto elétrico do zero até a aprovação. E quando dizemos na prática, quer dizer que durante o desenvolvimento do treinamento, você irá criar um projeto do zero que deverá ser entregue ao final do treinamento.

O curso possui certificado?

Sim, o curso possui certificado de 40h. Mas deixamos claro que esse não deve ser o seu foco. Nosso objetivo é que o aluno consiga concluir o curso, tendo uma base sólida em projetos elétricos, estando apto a elaborar seus primeiros projetos. O certificado será entregue em formato digital, após o aluno entregar o projeto final.

O curso utiliza algum software de projetos?

O único software de projetos utilizado é o AutoCAD. 

Eu bato na tecla de que, se você não tem um embasamento técnico avançado, não adianta você querer utilizar softwares específicos de projeto elétrico.

O software é como se fosse um avião. Ele pode te levar muito longe e mais rapidamente. Mas se você não souber pilotá-lo ele não sai do lugar. E para saber pilotar você precisa, necessariamente, ter embasamento técnico sólido. 

Não sei mexer no AutoCAD, consigo fazer o treinamento?

Para fazer o treinamento, não é necessário saber mexer no AutoCAD. Todos os comandos e configurações serão apresentados dentro do treinamento.

Não tenho o AutoCAD, preciso do programa?

Você irá precisar do AutoCAD para acompanhar o desenvolvimento do treinamento. 

Se você não tem o AutoCAD instalado, a fabricante Autodesk disponibiliza uma versão de aprendizado totalmente gratuita em seu próprio site.

Para quem o curso é destinado?

O curso é destinado a todas as pessoas com o conhecimento básico em eletricidade, e que querem se tornar projetistas de instalações elétricas.

Não posso assinar um projeto elétrico, mesmo assim o curso é pra mim?

Sim, se você tem o conhecimento básico de eletricidade, você conseguirá concluir o curso tranquilamente. 

Lembrando que você pode encontrar parceiros que analisem e assinem o projeto elaborado por você.

Por 4 anos eu trabalhei em uma empresa de projetos, onde quem assinava os projetos que eu desenvolvia era o proprietário da empresa.

Ok, fiz o curso. E depois, como irei vender projetos elétricos?

No curso PESM, no Módulo 13, irei te falar como abrir uma empresa, como precificar o seu projeto, como vender seu projeto e como atrair clientes.

Por quanto tempo o curso ficará disponível?

O curso é 100% online e poderá ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar com acesso a internet, por um período de 2 anos.

Eu limitei o tempo de acesso ao curso pelo simples fato de que as pessoas deixam de fazer o curso, pois ficam postergando, e meu objetivo com o PESM, é de fato ajudar as pessoas, e para isso limitei o período de acesso para que os alunos realmente concluam o curso.

Se eu me arrepender e não gostar do curso?

Você terá 15 dias de garantia incondicional. Você terá acesso aos módulos liberados, e caso sinta que o conteúdo não irá lhe atender, é só enviar um e-mail para o nosso suporte solicitando o cancelamento do curso e reembolso, que devolveremos 100% do seu dinheiro, sem fazer nenhuma pergunta.

O que os alunos dizem sobre o Treinamento?

O que os alunos dizem sobre o Treinamento?